A Boneca de Sal e o Mar

 "Era uma vez uma boneca de sal. Após peregrinar por terras áridas, descobriu o mar e não conseguiu compreendê-lo. Perguntou ao mar: 'Quem é você'?

O mar respondeu: 'Sou o mar'. 

'Mas, o que é o mar'?

E o mar respondeu: 'o mar sou eu'!

'Não entendo', disse a boneca de sal, 'mas gostaria muito de entender, como faço'?

 O mar respondeu: 'Se quer me conhecer, mergulhe seus pés em mim'.

Então a boneca timidamente encostou no mar com as pontas dos dedos dos pés. Sentiu que começava a entender, mas também sentiu por perder o pé, dissolvido na água. 

'Mar, o que você você fez'?!

E o mar respondeu: 'Eu te dei um pouco de entendimento, e você me deu um pouco de você. Para entender tudo é necessário dar tudo'. 

Ansiosa por saber, mas também com medo, a boneca de sal começou a entrar no mar. Quanto mais entrava, mais se dissolvia, mais compreendia a enormidade do mar. Sedenta por mais, exclamou: 

'Mas, afinal, o que é o mar'?

Então, foi coberta por uma onda. Em seu último momento de consciência individual, antes de diluir-se completamente na água, a boneca ainda conseguiu dizer:

'Eu sou o mar... eu sou você'!" 


(trecho adaptado das versões do Frei Leonardo Boff e padre jesuíta Anthony de Melo. 

Conheci através do k-drama Casos de Amor à Tarde: :))







Comentários

Postagens mais visitadas