Voltando para casa


Às vezes sinto saudade do trecho, nele tudo é tão passageiro, tão aquele momento, parece que nem o passado, nem o futuro existem, apenas o presente, o estar ali, amizades feitas naquela hora, passeios arranjados, lugares novos, casas diferentes e a certeza de que tudo passa realmente e nunca mais é do mesmo jeito.

Voltar pra casa e conviver com todos os tempos verbais, passado, presente, futuro do presente, pretérito mais-que-IMperfeito é meio estranho. Conviver com pessoas tão conhecidas, amigos de longas datas, ex-namorados, parentes é tudo tão monótono. A mesma academia, o mesmo curso de inglês, a mesma igreja, os mesmos restaurantes, os mesmos shoppings, esse mesmo povinho provinciano de Aracaju com suas cismas e desconfianças, os mesmos parentes com seus traumas e recalques, os mesmos amigos com seus medos, dificuldades e problemas. Tudo estagnado, parado no tempo.

Há 5 anos uma prima não falava com outra por causa de um mal entendido; há 15 anos um rapaz cultiva uma mágoa por uma ex-namorada; há 8 anos que ela trabalha na mesma empresa sem estar satisfeita; há 30 anos uma tia espalha intrigas com todos; há 3 anos ele não ama ninguém, há 10 ela não é amada.

Por um bom tempo eu já fui assim, juntava papéis e coisas velhas, guardava rancores e casos mal resolvidos. Há um tempo deixei tudo para trás, lavei todas as mágoas, coloquei todos os pingos nos "is", joguei tudo fora e deixei meu passado passar por mim.

Ir pra o trecho fez com que a minha vida mudasse completamente, nele encontrei o amor da minha vida, meu futuro esposo, e ganhei maturidade. Aprendi o desapego, aprendi que posso viver com o pouco, aprendi que as pessoas são importantes nas suas diferenças, que grandes amigos surgem nos momentos mais inesperados. Aprendi também que há muitas pessoas ruins mas que sou capaz de perdoar e ser feliz.

Esse ano fecho um ciclo e começo outro, sem mágoa, rancor, traumas ou qualquer outro sentimento ruim, apenas a grata certeza que nunca mais minha vida será a mesma, muito menos uma mesmice. 

Comentários

Postagens mais visitadas