360º



Por esses dias passei a perceber que minha vida deu foi mesmo um giro de 360º. Muitos podem pensar que houve uma mudança radical, de fato, mas quem entende um pouco de trigonometria sabe que quando há um giro de 360º, volta-se ao ao ponto de origem, volta-se ao grau 0º. Acho que troquei 6 por meia dúzia. Pensei que babado era bico, no entanto descobri que a rapadura é doce, mas não é mole não.

Depois de um ano de trabalho atormentado em que convivi com pessoas infelizes e em que me senti, a maior parte do tempo, pior do que o cocô do cavalo do bandido, tomei coragem e me libertei, mudei de vida, saí da inércia, da mesmice e mediocridade que me atormentava. Meu ex-algoz virou uma espécie de amigo, larguei meus bens materiais aos quais era tão apegada e mudei pra "cidade grande", vim morar sozinha, somente pra fazer uma pós, mesmo tendo sempre demonstrado total desinteresse nisso.

Consegui um apartamento num lugar legal, mesmo custando os olhos da cara, na pós encontrei uma amiga super divertida, um emprego invejado, tudo se acertando... mas agora acordo e vejo que minha vida está sendo repetida, tudo está acontecendo da mesma maneira. O algoz agora é outro, e volto a me sentir moralmente assediada no trabalho. Cobranças e mais cobranças, exigências, testes diários, críticas com relação ao meu desempenho... começo a achar que o problema seja realmente comigo, talvez eu tenha dado o passo maior do que a perna, talvez eu seja fraquinha-"foi-se-deitar" e não tenha forças pra viver a vida que quero.

Talvez seja melhor ser pragmática, idealismo demais me decepciona. Sempre pergunto a minha amiga Jorlane se vale mesmo à pena tanto sacrifício, tanto esforço - ficar longe de quem a gente ama, longe da família, sentir solidão, se esforçar pra ter um pouco mais, estudar, buscar, lutar. Sábado perguntei o mesmo a minha amiga-de-Ipatinga-Minas-Gerais, e a catilanga respondeu com Fernando Pessoa: "Tudo vale à pena se a alma não é pequena". (eu só tenho amigos cultos, desculpa aí!)

É verdade... não sei de que tamanho é a minha alma, só sei que por enquanto tudo que posso me dar "é solidão com vista pra o mar", um pôr-do-sol "fantástigo" com direito a céu de baunilha, e ser feliz com isso, porque a Bahia é linda, Salvador é linda, o mar é lindo, e eu sou linda, meu rei, num tô lhe dizendo?!

p.s.: Mudando de assunto... o que era apenas um encontro num almoço de domingo 12 de agosto, espantosamente dura 3 meses. Pena que tem data pra acabar... mas não é assim com a maioria dos "amores de trecho"? , sempre tem um fim, mais cedo ou mais tarde.

Comentários

Postagens mais visitadas