Brasões de familia


Estava conversando no msn com meu amigo Thiago Lima Duarte sobre sobrenomes e brasões de família, tentando descobrir como seriam os brasões da minha família e encontramos esses aí. O questionamento era sobre qual seria o mais bonito e achei interessante que a maioria tenha esse dragão, leao, seja-lá-o-que-for.


Descobri com isso tambem que o campo de estudo dos brasões denomina-se heráldica, nome estranho, né? Mas essa tal de heráldica rege todas as regras e detalhes de um brasão, como os formatos, desenhos, simbolos, etc. Quem quiser saber mais, vê lá na wikipédia ou no Dr. Google. 

Mas o que quero falar é sobre minha crise de identidade quando, na época do casamento, resolvi retirar um dos meus sobrenomes e colocar um de marido meu, criando com isso a família Leite Guimarães, como já disse aqui

Minha mãe não gostou nadinha, tentou me convencer a ficar com meu nome gigantesco, que só não era maior do que o da minha sobrinha holanda-brasileira que tem todos os sobrenomes da duas familias, e quando casar nem sei se ela vai conseguir adicionar, se quiser, mais um do marido. rs! 

Minhas primas tambem berraram dizendo que eu não era mais prima delas, minha mãe insistia dizendo que Silva era do presidente do Brasil, era de num-sei-quem importante, e comecei a ficar pensativa: será que com isso eu não seria mais filha da minha mãe-aquela-que-me-pariu? Enfim, já estava decidido no cartório e assim fiquei, sem Silva e com Guimarães. 

Mesmo sendo agora a futura matriarca da família Leite Guimarães, continuo me considerando uma Silva, descendente de silvícolas da selva brasileira, índia da tribo Pancaruru, ribeirinha do Rio Sao Francisco. Esse é e sempre será o meu brasão.

p.s.: Só não lhe garanto que eu vá dançar o toré. rs!

Comentários

  1. Thi, acho q nunca se considerou um "Silva", ele sempre rejeitou o dito cujo e só assinava Thiago Duarte em tudo! Hoje, ele rejeita o "Santana", pq quer ser "Lima Duarte" e o Santana fica bem no meio! rs

    ResponderExcluir
  2. Falou, e disse. Vc pode acrescentar ou substituir qualquer sobrenome que não vai com isso deixar de ser quem é. Silva,Leite, Guimarães... junta tudo e faz um só brasão.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo9:02 PM

    Gostei desse seu post. Diferente de você, eu nunca me considerei um Silva (sobrenome de solteiro). Odiava. Não me reconhecia como tal. Minha mãe "chiou" quando disse que eu tiraria o Silva do meu falecido pai. O pior é que minha família paterna não sabe da mudança do sobrenome, até porque sempre usei "Thiago Duarte". Agora com o nome de casado THIAGO LIMA SANTANA DUARTE, eu assino THIAGO LIMA DUARTE OU THIAGO LIMA S. DUARTE. Apesar de não gostar muito do Santana, mesmo assim, é menos feio que Silva. Mas deixa pra lá essa crise de identidade.... kkkk

    ResponderExcluir
  4. Também sou uma índia dessa tribo aí!

    ResponderExcluir
  5. sou da familia Leite e dos Dias

    ResponderExcluir
  6. Oie tbm ja andei fazendo pesquizas, dentro de um clan tem as linhagens e as geracoes.


    Thalles Leite

    ResponderExcluir
  7. Tenho orgulho de ser leite da Silva ,tais dee origem da península ibérica,precisamente no norte de Portugal ,primeiros dos descendentes dos silvas e leite raiz celta

    ResponderExcluir
  8. Oi, meu sobrenome tbm é Silva Leite, com muito orgulho! Esta pesquisando sobre a origem da família e encontrei seu blog,,, Sua familia é da onde? Eu moro no ES mas meus pais vieram da Bahia!

    ResponderExcluir
  9. Desejo o brasão da família Avelino

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário aqui é soberano!

Postagens mais visitadas deste blog

MINHA ROSA É ÚNICA NO MUNDO

Eu sou do Trecho

O Buraco do Seu Priquito