Como curar panela de pedra sabão - a saga

Já falei aqui das minhas panelas de pedra sabão que ganhamos de presente, vindas diretamente de Minas. Aliás, coisas de pedra sabão é o que mais temos aqui em casa. Além das panelas, temos uma fonte enorme que jorra água cantante e hipnotizante na varanda, um açucareiro, um relógio, um porta-retrato e vários porta-trecos que decoram minha cozinha.  Nossa casa tinha que ser um pedacinho das Minas Gerais, of course. Mas, enfim, esse sábado decidi "curar" uma das minhas panelas para fazer um arrozinho gostoso com muito alho para marido meu. Decidi e não pensei que fosse UMA LUTA curar essa tal panela. 

Junto com elas vem um papel com o procedimento aparentemente simples. Primeiro é preciso untar com óleo toda a panela por dentro, por fora, inclusive a tampa. Com esse passo ela já mudou de cor, adquirindo uma coloração escura. Depois enchemos de água e colocamos para aquecer em fogo alto por 40 minutos. Até aí tudo bem. A coisa começou a preocupar quando a água começou a ferver e o troço começou a balançar e a barulhar, o fogão inteiro tremia e as grades batiam fazendo um barulho muito estranho.

Assustados, desligamos o fogo e saímos correndo. Ficamos escondidos na porta, só os olhinhos de fora, vendo se a panela ia sair andando, pulando, ou sei lá o quê. O barulho cessou. Ligamos novamente o fogo. Mais um vez, o barulho voltou, praticamente um terremoto no fogão. Mesmo assustados, deixamos o samba de crioulo doido rolar na cozinha. Marido meu só dizia: "Uai, o pior que pode acontecer é esse trem trincar e derramar a água, , explodir ele não vai". 

Sei que ainda liguei para minha sogra tentando saber se tal abalo sísmico era normal. Bem que podia vir escrito no procedimento os efeitos colaterais e contra-indicações. Mas acho que esse é um caso que só acontece 1 em 1 milhão, e claro, aconteceu conosco, só para que a simples cura de uma panela de pedra sabão virasse uma saga assustadora. Essa é a minha vida doméstica - cheia de emoções.

Dá pra ver a cor que ficou a boca do fogão?

Depois e antes. Com a cura a panela fica com a pedra escura,
mas bonita também. 
p.s.: A primeira vez que fiz arroz na panela deixei queimar. Cozinhou rápido demais, sô!

Update: Devido ao grande sucesso das panelas no facebook, disponibilizo aqui o site da fábrica. É só entrar em contato que eles fazem entrega em todo o país. http://www.paneladepedrasaojose.com.br/. Por favor, não me façam encomendas porque elas peeeeesam e muito. rs! Não dá para eu trazer no avião. Grata. 

Comentários

  1. Eu já tinha rido quando vocês contaram essa história no sábado e agora quase morro sem fôlego de tanto dar gaitada, principalmente nas partes em que dava para rever direitinho as expressões faciais e efeitos sonoros de vocês. "Olha o abalo sííísmico" hahahahaha.

    Mas é como eu disse antes: só presta mesmo assim, com emoção!

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkk. Ri demais. Muito engraçado. Queria ter visto a cena. rssssss

    ResponderExcluir
  3. Prima, que trabalhão, hein? E depois pra limpar tudo isso?.. aff! E a panela ficou bonita!! Nunca vi uma coisa dessa!!

    ResponderExcluir
  4. Comprei uma ontem. Dei muita risada com a experiência de vocês.

    ResponderExcluir
  5. eita zorra fui entrar na pagina do fabricante e conta está suspensa será´pq???? abalo sismico na loja também!?? kkkkkk

    ResponderExcluir
  6. Abe, o dono faleceu. Sei que a fábrica não fechou, só não sei se estão com o mesmo fluxo de fabricação. Vai ver por esse motivo tiraram o site do ar.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo2:30 PM

    Compre 2 panela e uma chapa de carne na internet, as peças vieram boas mesmo , minha duvida é o que poço fazer nelas? Tenho medo de usar errado e danificar as panelas. eu comprei no site www.artesanatopedrasabao.com.br são as mesma pedra não é ?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo5:38 AM

    Acredito que o procedimento que você fez esta errado, o procedimento que eu conheço é untar a panela com oleo ou azeite em ambos os lados e levar ao forno a 260 graus por 30 minutos deixando esfriar naturalmente apos decorrido este tempo, repetir isto por 3 vezes e somente depois disto é que deve-se encher a panela com agua e deixar até chegar a fervura, abraços....

    ResponderExcluir
  9. Esse site pode ajudar: www.artesanatopedrasabao.com.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário aqui é soberano!

Postagens mais visitadas deste blog

MINHA ROSA É ÚNICA NO MUNDO

Eu sou do Trecho

O Buraco do Seu Priquito