Além de baiana nasceu na Bahia!

"Saí da Bahia porque não tinha como me destacar, todos são baianos". 

Acho engraçado baiano pensando que a Bahia resume-se a Salvador. Criatura, Salvador é Bahia, mas nem toda Bahia é Salvador. Questão de lógica. Não dá para generalizar e dizer que na Bahia todo mundo chama mandioca de aipim, porque em alguns lugares ela é conhecida como a boa e velha macaxeira. Se o mundo é grande, a Bahia é maior ainda. E muitas vezes eu acho que tem mais baiano em Aracaju do que na própria Bahia! Conheço gente de Salvador que trabalha no interior da Bahia e quando vai pra capital se despede dizendo: "Tchau, gente, estou indo para a Bahia". Acumaé??? 

Dessa vez encontrei alguns "chistes" no facebook com mais generalizações. Algumas definições abaixo referem-se só e somente só aos soteropolitanos e, por favor, não me rotulem. Sou baiana, amo a Bahia, acho Salvador linda, mas nem por isso falo todas as frases abaixo. Assim como acredito que nem todo sergipano fala Otho, Othenta, Dezotho, Meu Dia, Lête, Biscotho, jogar di bola, repare que armada, etha pentha, etha cabrunco e o tal do "ói, eeeelaaa". Ou fala???

Pôr-do-sol em Salvador-BA. 
É Baiano se:
  • Você fica "virado na porra" quando chove no fim-de-semana;
  • Chama seu amigo de "corno", "viado"; a amiga de "nigrinha", piriguete" eles não se incomodam;
  • Acha legal ficar horas na fila do ferry pra passar o feriadão em uma casa com mais 30 pessoas;
  • Já "comeu água" no chuleta;
  • Mata o gerúndio: - Qué qui cê tá FAZENO? Eu tô DURMINO";
  • Fica "rumando" sabonete, alfazema no mar no dia 02 de fevereiro;
  • Marca um compromisso pra "de hoje a oito";
  • Já chamou alguém de"esse menino" ou coisinha";
  • Fala "na moral" ao invés de "por favor";
  • Acha compreensivo o diálogo: - Colé de mermo, broder?
  • É niúma!!!
  • Vô pro reggae, tá ligado?
  • Vô cumê água com os cara!
  • Falô, maluco."
  • Acha legal quando dizem que você é "retado"; "miseravão" ou "putão";
  • Já foi ver o pôr-do-sol no Farol da Barra;
  • É "casquinha" o ano todo, mas abre a mão p/ comprar abadá do "Chicletão";
  • Não vai embora,'se pica','parte a mil';
  • Não dá volta, "arrudeia";
  • Não se chateia, fica retado, "se reta";
  • Não fica solteiro, fica "solto na bagaceira";
  • Não conserta, "imenda";
  • Não bate, Não briga, 'senta-le' a mão, "Quebra o pau" e "Mete-lhe a disgraça";
  •  Quando o amigo tem sorte, não é sortudo, ele é "cagão";
  •  Não corre, ele "dá uma carreira";
  •  Não sai apressado, sai "desembestado";
  •  Não ouve barulho, ouve " uma zuada";
  •  Não acompanha casal de namorados, "segura vela";
  •  Não quebra algo, "tora";
  •  Não fica doido, fica "na bruxa".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MINHA ROSA É ÚNICA NO MUNDO

Eu sou do Trecho

O Buraco do Seu Priquito