Dia do Professor


Essa vai especialmente para o Zé da Jega:
Querido amigo, lembre-se sempre que

" O JUMENTO E O CAVALINHO
ELES NUNCA ANDAM SÓ
QUANDO SAI PRA PASSEAR
LEVAM A ÉGUA POCOTÓ
POCOTÓ, POCOTÓ, POCOTÓ, POCOTÓ,
VAI LACRAIA
POCOTÓ, POCOTÓ, POCOTÓ, POCOTÓ"
(Eguinha Pocotó, Mc Serginho, 2003)

Nossa, essa foi horrível! Realmente hoje estou pra lá de vazia. Foi mal!
Mas antes que todo mundo comece a achar que eu sou fútil ou que gosto de funk
(e o pior é que eu gosto, mas é só um pouquinho), e mais, aproveitando que hoje é
dia do professor, leiam a análise abaixo que um renomado professor universitário
fez dessa música (leiam mesmo porque deu o maior trabalho pra digitar).

a) A forma adotada pelo autor do texto leva o leitor a uma reflexão crítica
acerca de alguns elementos do estilo literário da época, ao mesmo tempo em que
insere temáticas dotadas de valor universal.

b) Ao idealizar em um mesmo patamar, personagens que até o momento
só haviam sido tratados com a devida separação de classes, coloca o autor o
"jumento e o cavalinho" como uma paródia da realidade social do país na época.
O brilhantismo dessa visão crítica é destacado por expressões que para um leitor
menos atento podem parecer erros gramaticais, mas que na verdade geram uma
nova aplicabilidade da língua portuguesa.

c) Eleita como acompanhante nos passeios dos dois protagonistas, a
Égua Pocotó rompe a solidão até então predominante no panorama urbano
estabelecido. Mais do que um triângulo amoroso convencional, o autor atribui aos
personagens um status que transcende a natureza metafísica convencional.
Emerge então o caráter feminino, no auge de sua auto-afirmação como contraponto
do pansexualismo.

d) O texto de Mc Serginho, precursor do movimento literário-cultural
denominado pocotoísmo, propõe uma nova métrica e abordagem ao texto poético.
Alguns críticos da época chegaram a compará-lo à "pedra no caminho" de
Drummond, um poeta de menor importância no século XX, injustiça revertida mais
tarde com a identificação da sua efetiva quebra de paradigma literário.

Interessante não??? Eu entendi mais ou menos o papel da eguinha, do cavalo,
do jumento, mas onde o Lacraia entra nisso?

Em ritmo de comemoração, gostaria de compartilhar com vocês uma lembrança
de uma grande vitória.

Foi muuuuito massa esse dia!
Detalhe: o homem ao fundo é o atual presidente da Petrobrás
José Eduardo Dutra, paraninfo da minha turma.

E voltando um pouco ao passado, tempos de escola, bons tempos!!!

Colégio Paulo Afonso - nem tentem me achar porque vocês não vão conseguir,
eu sou a pessoa por trás da foto.

HISTÓRIAS DA VIDA REAL

Wesley veio da Itália visitar o Brasil, seu país natal. Depois de ter passado em
João Pessoa na Paraíba, resolveu rever amigos "das antigas" aqui em Aracaju.
Menino alegre de aproximadamente 18 anos, magro, inteligente, extrovertido
(até demais!) e apesar da deficiência auditiva, fala português e parla italiano molto
bene.
Kedmma decidiu levá-lo pra passear no shopping e me chamou para acompanhá-los.
Fomos assistir o filme Exterminador do Futuro 3 e, tenho que confessar,
foi uma verdadeira comédia.
Quem assistiu, sabe que esse filme é pra lá de exagerado, e todas as vezes que
havia uma cena tremendamente absurda, Wesley expressava sua indignação
gritando: HORRÍÍÍÍVEL!
Tadinho, por causa da surdez não sabia que estava falando muito alto. Como o filme
é completamente recheado de cenas absurdas, pode-se imaginar quantas vezes
ele falou "HORRÍÍÍÍVEL".
Todo mundo da sala do cinema voltou à atenção para a pessoa que gritava
"HORRÍÍÍÍVEL!" em intervalos regulares, e eu, Kedmma e Edna não conseguíamos
parar de rir, e por mais que a gente tentasse fazer ele entender que estava falando
alto, mais ele comentava, falava e gritava.... "HORRÍÍÍÍVEL!!!"
Sorte nossa que ninguém da direção do cinema veio reclamar. Apenas alguns
garotos mudaram de poltrona. Foi muito engraçado, o resto foi tudo...
HORRÍÍÍÍVEL!!!

SAUDADES DE....


Vixe, hoje eu não sei... hum...
Bom, como lembrei dessa história no cinema, vou dizer que estou com saudades de...

MARDO

Era bom assistir filme de graça, era bom te ter ao meu lado com cheiro de pipoca
e perfume... mas não era só que isso que era bom não. Eu gostava de conversar
com você, gostava de ouvir sobre sua vida, muito diferente da minha e muito cheia
de loucuras. Pena que você sumiu. Eh... saudades...

MOMENTO DE ADORAÇÃO

"Y sabemos que a los que aman a Dios, todas las cosas les ayudan a bien,
esto es, a los que conforme su proposito son llamados
" Romanos 8:28

AGRADECIMENTOS

Aline - você tem que me dar uma foto do seu bebê pra que eu e outras pessoas
possam conhecê-lo.
Cahê - eu comento sim o seu blog, você é que não vê.
Gui - Até quem enfim você deu o ar da graça.
Dréca - minha fia, demorou! E aí, pode me dar essas idéias que você tem, hein!
Nel - amei o bolo e o leite com chocolate de hoje. Tava bom!
Adoro te ter como amiga, viu?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MINHA ROSA É ÚNICA NO MUNDO

Eu sou do Trecho

O Buraco do Seu Priquito