Em tudo dai graças


Esta é a verdade: a vida começa quando a gente compreende que ela não dura muito.
Millôr Fernandes

A imagem que vocês vêem aí do lado é de quando estive internada na UTI do Hospital Português em Salvador. Eu gosto dessa foto. Minha mãe me xinga, acha um absurdo, nunca me deixou postar em lugar algum. Mas eu gosto mesmo dessa foto.

Quase morrendo, mas mesmo assim,
sorrindo.
Deixa eu explicar o quadro: 

  • esse acesso no pescoço era por onde eu me alimentava e recebia os medicamentos;
  • Essa coisa no meu  braço para medir a pressão era inflada a cada meia hora fazendo um barulho horrível;
  • Eu estava cheia de eletrodos pelo corpo;
  • Eu chamava aquela coisa lá atrás de árvore de natal porque nunca vi tanta coisa pendurada;
  • As bombas verdes (eram 5, no mínimo) apitavam insistentemente toda vez que um medicamento acabava;
  • O ar-condicionado era gelado e barulhento;
  • sem contar o monitor dos batimentos cardíacos que emitia um bip a cada pulsação. Enfim, uma parafernalha e uma barulhada infernal;
  • O mais interessante era o trocinho no dedo, ele tinha uma luz vermelha, e à noite quando não conseguia dormir eu ficava olhando e repetindo: "ET, telefone, minha casa. ET, telefone, minha casa"...
As lembranças não são boas, mas gosto de olhar essa foto para não esquecer que sou totalmente dependente de Deus. Nela vejo-me como todo ser arrogante, presunçoso, vaidoso e orgulhoso deveria se ver um dia. Porque todo ser humano pensa que é grande coisa, mas não é nada, todo mundo é pó e é para lá que vamos voltar.

Eu poderia até dizer que depois da reflexão tecida em torno dessa foto, e dos momentos terríveis que passei naquele hospital, eu tenha me tornado uma pessoa melhor... mas é mentira. UTI não é terapia. Eu me tornei talvez mais consciente dos problemas da vida, das dores do mundo. Acho que eu fiquei mais compassiva, talvez. Mais amiga, quem sabe. Menos exasperada, será? 

Mas tenho que dizer que uma das coisas boas da estadia  de 1 mês naquele hospital, foi saber quais era os reais sentimentos de Marido Meu (na época apenas um namorado). Ele poderia estar em qualquer outro lugar, mas escolheu ficar todo  tempo ao meu lado, cuidando de mim, foi então que eu soube que ele me amava. Eu tive certeza. E dos momentos desesperados que passei, do natal internada e da cantata com soro na veia, cheguei a conclusão que a vida é linda e merece ser bem vivido cada dia, que tristeza é perda de tempo, que não importa quão ruim você ache que a sua vida é, você deve agradecer a Deus por ela não ser pior.

Comentários

  1. Essa foto q vc tá de óculos parece q era qdo tinha 15 anos! rs E vendo seu relato, percebi como nós médicos não temos noção de como todos esses aparelhos q colocamos pensando no bem-estar do paciente, em monitorarmos ele completamente, causa tanto mal-estar...
    Ah, e o trocinho do dedo com luz vermelha, é o oxímetro de pulso, um nome tão bonito! rs E ele é muito importante, mede a saturação de oxigênio do seu sangue! Brigo muito com os pacientes q ficam tirando ele o tempo todo! rs

    ResponderExcluir
  2. Oxímetro de pulso... é mesmo um nome bonito. E eu tb tirava o tempo todo e as enfermeiras brigavam comigo sempre. Pior foi no dia que tirei essas fiações todas que ficavam presas no meu corpo para ir ao banheiro e a enfermeira não gostou nadinha. rs!

    ResponderExcluir
  3. Eu tb não gosto de ver essas fotos! Foi muito sofrimento... aff! Mas graças a Deus vc está boa e com saúde, isso é o que importa!

    ResponderExcluir
  4. Bonito post, lembranças tristes. Mas se o sofrimento faz as pessoas refletirem e se tornarem melhores, então tudo bem. O tempo tudo cicatriza. Mas as cicatrizes ficam como lembrança. Se só depois de tanto tempo vc conseguiu postar essas fotos é porque está curada. Graças a Deus. Agora é pensar em coisas boas e alegres. Viva a vida!

    ResponderExcluir
  5. Lembra aquilo que te falei sobre o seu sorriso? Não sei se é impressão minha, mas acho que a mudança se deu mais ou menos nessa época - é que já vejo aí uma 'iluminação', uma fagulha ao menos. Talvez por isso você goste dessas fotos, apesar de marcar um momento de tanto sofrimento..

    ResponderExcluir
  6. Acertou em cheio, Carol. ;)

    ResponderExcluir
  7. Verdadeira guerreira, viu?! Exemplo para todos nós(me arrepiei toda e lágrimas desceram dos meus olhos...) São nessas horas que realmente descobrimos quem estão ao nosso lado, e o verdadeiro amor surge de um singelo "ato de cuidar". Além de vc, marido seu tbm é um grande guerreiro; guerreiro da vida, guerreiro do amor. Fico feliz por você hj estar bem e feliz. Que DEUS a abençoe sempre, mãe de Ian Nícolas...

    ResponderExcluir
  8. Ah, que comentário lindo, Tauany, eu que fiquei emocionada. Obrigada pelo carinho, mesmo a gente se conhecendo a tão pouco tempo, fico feliz por lhe ter como vizinha, futura colega de trabalho e amiga. rs!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Ah, esqueci de dizer que depois desse post entendi pq vc gostava tanto daquela música "Soube q me amava" de Aline Barros! rs

    ResponderExcluir
  10. Hehehe!!! Por isso que gosto de gente inteligente! Eu ia escrever sobre, mas preferi deixar subentendido. Logo que saí do hospital eu comprei o DVD de Aline é nele tinha essa música bônus, eu ouvia o tempo inteirinho.

    ResponderExcluir
  11. Enfermeiro®12:25 PM

    Trabalhei em UTI, PS, e Centro Cirutgico, com adultos e crianças. Testemunhei muita dor e sofrimento, muitos sonhos destruidos e projetos que jamais se concretizaram.
    Não me sai da lembrança a meia noite do reveillon de 2005, enquanto explodiam fogos, uma familia recebia a noticia que se filho falecera na UTI pediátrica, e ali, eu e os demais colegas, olhando pela janela e discutindo as mazelas humanas.
    Ainda hoje lembro de cada rosto que chorava pelos seus entes queridos, lembro também dos que nos agradeceram pela atenção e cuidados recebidos(poucos fazem isto!).
    Enfim, com o passar dos anos aconteceu comigo o oposto do que observo em certos profissionais da saude... pois não endureci, não cauterizei meus sentimentos, e cada dia mais empolgado fico, mais envolvido, e isto de certo modo tem me feito mal. Porque a cada dia me decepciono com meu ambiente de trabalho, devido ao desrespeito com o ser humano, com a dor alheia.
    Por isso, por conta desta coisa, estou partindo, se Deus quiser, para não mais voltar! pretendo ingressar na area adm/fiscal, estou me preparando, espero em Deus que conceda o desejo do meu coração.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário aqui é soberano!

Postagens mais visitadas deste blog

MINHA ROSA É ÚNICA NO MUNDO

Eu sou do Trecho

O Buraco do Seu Priquito