São João

"É que era São João
E mais ardente o amor se dá..."

 
Dizem que Sergipe é o país do forró. Festas de São João aqui são realmente valorizadas. O povo se acaba dançando quadrilha o mês todo, comendo até se empanturrar tudo o que é feito de milho e mais alguma coisa, enfeitam de bandeirolas as ruas, e vão pra tudo que é festa... dançar forró até o sol raiar. Como disse, vão pra tudo que é festa, agora eu penso: o que leva uma pessoa a se deslocar até outra cidadezinha próxima, se arriscando a sofrer um acidente, enfrentando engarrafamento, pra dançar ao som de bandas que também vão tocar aqui?
"Até o amanhecer seja lá o que Deus quiser...", acho que levam essa música muito ao pé da letra e lá se vão.
Gastam 3 horas se dirigindo pra um lugar em que normalmente só se gasta meia hora. Chegam lá e encontram uma multidão vinda de tudo quanto é buraco. As meninas solteiras, tadinhas, saem de casa arrumadinhas, maquiadas, pra dançar com os gatinhos e só dão de cara com monstrinhos matutos. Monstrinhos, porque nem de feinhos dá pra chamar. As mais tímidas ou mais orgulhosas, dizem não aos poucos que aparecem e passam a noite agarrada em algum pau da barraca. As mais afoitas enchem a cara de caipirosca, batida, nevada, e beijam o primeiro sapinho mais jeitoso que aparecem.
É sempre assim. Como eu sei? Ora, é sempre essa a conversa que ouço das minhas amigas quando voltam dessas festas no interior.
O pior não é isso. O pior, pelo que elas me disseram, é a hora de voltar. Quem vai de carro próprio, tudo bem. Mas quem vai de Topic ou de ônibus? Pense num sofrimento. Aquela multidão esperando na beira da pista, o sol já alto na cara, nenhum ônibus pára porque está lotado. Solução: pedir carona. Três amigas minhas me contaram que na última festa no interior pagaram o maior mico por causa disso. Correram quando um carro parou pensando que a carona era pra elas. Saíram até trupicando e quando estavam chegando perto, outras pessoas entraram e o carro arrancou, deixando as três patetas com vontade de abrir uma trilha e sumir dentro do mato. Pior foi ouvir a mangação dos outros.
Sem contar que quem consegue transporte pra voltar, ainda passa humilhando os que ficam: "Eu já passei por isso! Agora eu tô aqui, ó!" - gritam.
De certa forma é engraçado. Mas eu que nunquinha me deslocaria pra ir dançar forró em outro lugar. Mesmo se gostasse disso.
Eu? Euzinha? Jamé.

Pra terminar, só te digo uma coisa. Love is in the air... porque relembrei o quanto é bom andar de mãos dadas e me sentir querida, e ser chamada de linda...

"Voei... Voei...
Para o meu amor encontrar
E quando beijei o teu rosto
A lua veio nos admirar
É que era São João
E mais ardente o amor se dá
Junto à chama da fogueira
Novos sonhos vão rolar..."

(Balão Dourado)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MINHA ROSA É ÚNICA NO MUNDO

Eu sou do Trecho

O Buraco do Seu Priquito